terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Água-de-coco, tudo de bom
Rica em nutrientes e com sabor sem igual, essa bebida hidrata o corpo e garante boa saúde. E o melhor: com baixas calorias, não compromete suas medidas!





Nos últimos tempos, a água-de-coco se tornou uma preferência nacional. Tanto é que foi-se a época em que só era prestigiada nas praias e durante o verão. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.
E não é para menos. Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C (veja tabela na página seguinte). Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.
Por não conter conservantes nem outras substâncias artificiais, pelo menos na versão natural, tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida por qualquer um, com raras exceções. "Hipertensos e diabéticos devem ir com calma, pois em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir pouco, por causa do sal", alerta a dra. Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba (SP).

CURIOSIDADES
A água-de-coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica. 
É empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes. 
Foi usada durante a II Guerra Mundial como soro fisiológico, sendo injetada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência. 
Considerada sagrada na ilha de Timor, no Pacífico Sul, e usada para abençoar as plantações.



Fonte de pesquisa: site corpo a corpo http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/193/artigo4665-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário