quinta-feira, 11 de abril de 2013


INVERNO: Mesmo no frio é preciso beber água

Mesmo no frio é preciso beber água
Com a chegada do frio, as pessoas passam a ingerir menos líquido, principalmente água. É que a maioria das pessoas só bebe a quantidade necessária de água quando estão suando, ou seja, no calor. Mas quem fica sem beber água, sucos, água de côco ou mate pode ter dor de cabeça, mal-estar e ficar desidratado. A nutricionista e consultora técnica do Ministério da Saúde, Mariana Pinheiro, lembra a quantidade ideal de água a ser tomada diariamente.
“Uma recomendação são seis a oito copos de água por dia. Que outros líquidos não podem, não substituem a água, especificamente os sucos que é muito comum essa substituição. De água pura seria essa recomendação. Outros líquidos obviamente podem ser agregados como caldos, chás e assim por diante”.
A nutricionista do Ministério da Saúde, Mariana Pinheiro, recomenda que mesmo sem ter sede, é essencial beber líquido regularmente para manter estrutura corporal.
“A maior parte do nosso corpo é constituído de água, então para que as reações do nosso organismo aconteçam é necessário a água. Como se água fosse um elemento primordial, um elemento necessário para que ela aconteça. Tanto do ponto de vista da circulação, como do ponto de vista da filtração e a manutenção de toda a estrutura corporal”.
A nutricionista, Mariana Pinheiro, explica que as crianças e os idosos sofrem mais com a desidratação.
“O idoso com o envelhecimento alguns mecanismos corporais acabam se tornando, não que dificultáveis. Ele acaba diminuindo a percepção de alguns mecanismos corporais. Dentro os quais a sede. Então ele leva mais tempo para perceber que está desidratado. E no caso da criança pela própria questão da dinâmica da criança. Então a criança não tem essa pré disponibilidade a buscar água quando sente sede”.
A nutricionista Mariana Pinheiro lembra que o cuidado com a hidratação deve ser diário e não só no período de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário